Com taxas mais atrativas que as praticadas pelo mercado, a cooperativa de crédito quer agora atrair a atenção das pessoas jurídicas para continuar trajetória de crescimento
JOSÉ AURÉLIO MENDES
VANDER LÚCIO BARBOSA
Considerada uma das mais bem sucedidas cooperativas de crédito do Brasil, o Sicoob comemorou a marca de R$ 1 bilhão em ativos inaugurando um novo espaço em Anápolis. Localizada na avenida São Francisco, 214, no Bairro Jundiaí, a agência chama a atenção pela beleza e o conforto oferecidos aos clientes.
De acordo com o presidente da instituição, Arnaldo de Sousa Teixeira Júnior, o objetivo agora é chamar a atenção das empresas para dar sequência ao impressionante crescimento do Sicoob, que dobrou o volume de ativos nos últimos três anos. “Temos taxas significativamente menores do que as praticadas pelos outros bancos para concessão de crédito e também remuneramos melhor os nossos parceiros investidores. Sem falar na excelência do atendimento. Requisitos mais que suficientes para que as pessoas jurídicas prefiram os nossos serviços”, justifica ele.
Arnaldo tem razão. O banco não tem registros por demora ou mal atendimento no Procon. Algo surpreendente diante das inúmeras ocorrências contabilizadas pelos concorrentes. Por se tratar de uma cooperativa, onde os lucros são revertidos em favor dos cooperados, a rentabilidade dos investidores ficam acima da média, na mesma proporção em que as taxas de juros são menores para os que precisam de crédito. Somando isso à uma diretoria independente e profissional, tem-se uma verdadeira receita de sucesso. E os números não mentem. São quase 20 mil associados. Metade deles conquistada de 2018 até agora.
Nova Fase
Depois do sucesso entre pessoas físicas, chegou a hora de apostar pesado nas pessoas jurídicas. Para isso, a nova agência foi especialmente desenhada, apresentando um design que mistura conforto, modernidade e sustentabilidade. Quem entra fica impressionado. De um lado fica o Espaço Rochdale, dedicado aos cooperados médicos e outros profissionais da saúde, já que foram eles que fundaram a cooperativa. De outro, a Plataforma Jurídica, oferecendo um amplo aparato tecnológico e humano para atender as empresas de forma ágil e personalizada.
Trata-se de um público de alta renda que busca conforto e sofisticação. Requisitos que, segundo Arnaldo, já eram oferecidos por outros bancos, mas que, no Sicoob, terão um apelo especial. “Na cooperativa, não existem clientes. Existem cooperados. São donos. Isso faz toda a diferença e é o que vai trazer as empresas de Anápolis para o nosso lado, reforça.
Os dois espaços possuem, cada um, seus próprios caixas, atendentes, gerentes, salas de negócios e hall de espera. Os ambientes foram projetados pela arquiteta Rinara Assunção.
História
O Sicoob nasceu em Anápolis, em 1996, por iniciativa de um grupo de 30 médicos que viram na lei das cooperativas, recém atualizada na época, a oportunidade de gerenciar suas aposentadorias. Uma alternativa às altas taxas de administração de previdência privada cobradas. Mas, as vantagens do sistema acabaram atraindo mais atenção que o esperado. Eram pessoas que não pertenciam à classe médica, mas que queriam fazer parte.
Isso foi possível e a antiga Unicred abriu sua primeira agência. Hoje Sicoob, a cooperativa não deixa a desejar a nenhum banco público ou privado. Pelo contrário. De acordo com o diretor financeiro Vanderley Cesário, o Sicoob é até mais rigoroso quando o assunto é a segurança dos ativos dos cooperados e o rumo a ser seguido pela instituição. Nossas eleições são transparentes e temos independência entre o Conselho Administrativo e os diretores. “É essa seriedade que transmite a confiança necessária para que possamos continuar crescendo”, resume Vanderley.