Honraria deve condecorar militares por bravura e presta homenagem ao oficial que morreu no ano passado
Um projeto de lei em tramitação pela Câmara Municipal de Anápolis, estabelece critérios para a entrega do certificado e medalha ‘Ato de Bravura Tenente-Coronel Hrillner Braga Ananias’. A honraria deverá ser entregue anualmente a policiais militares que se destacarem por bravura. Tal ato já estava previsto pela lei número 4.112, de 3 de março de 2021. Hrillner Braga foi subcomandante do 3º CRPM, em Anápolis, e faleceu vítima de complicações da Covid-19 em 6 de setembro de 2020. O tenente-coronel tinha 44 anos de idade e era bastante querido e atuante na cidade.
O projeto estabelece cinco critérios para a homenagem ao policial militar, da ativa ou da reserva. Que tenha prestado notável serviço a Anápolis em particular ou à própria PM; tenha praticado ato de bravura, visando à preservação da ordem pública, a defesa das instituições ou o salvamento de vidas humanas; se distinga, através de ato ou trabalho excepcional, no exercício da profissão; se distinga pelo zelo pessoal e pelo zelo profissional e que tenha, no mínimo, dez anos de bons e efetivos serviços prestados à corporação, comprovados por seus assentamentos.
Denúncia de jovem grávida envolve instituição ligada ao padre Lodi
A propositura indica 20 homenageados por ano. Sete deles serão indicados por comissão designada pelo presidente da Câmara, composta por cinco membros do Legislativo. Outras sete indicações serão feitas pela Mesa Diretora do Legislativo. Quatro serão indicados pelo comandante regional da PM em Anápolis. Uma indicação será feita pelo prefeito e uma indicação pelo vice-prefeito. O certificado e a medalha ‘Ato de Bravura Tenente-Coronel Hrillner Braga Ananias’ serão entregues, anualmente, no mês de setembro.
Na justificativa do projeto, o tenente-coronel Hrillner foi citado como um exemplo na PM, homem honesto, batalhador, dedicado, responsável e acima de tudo comprometido, mesmo com todas as dificuldades estava sempre motivado e comprometido com suas atribuições. Sendo assim, a partir da honraria, o tenente-coronel Hrillner seria sempre lembrado.