Proposta está em tramitação na Câmara Municipal
Prestes a completar 73 anos de história, a Associação Atlética Anapolina, também chamada de Rubra ou Xata, conquistou ao longo de mais de sete décadas uma verdadeira legião de apaixonados.
Torcedores que vão ao estádio, comemoram vitórias e sofrem com as derrotas. A torcida colorada é, sem dúvida, um patrimônio do clube. Aliás, o mesmo pode se dizer para as outras agremiações, como o Anápolis Futebol Clube e o Grêmio Anápolis, que têm também seus fieis torcedores.
No caso do torcedor da Xata, entretanto, o reconhecimento pode vir de forma diferente, caso seja aprovado um projeto de lei que tramita na Câmara Municipal, de autoria do vereador Lisieux José Borges (PT), um confesso torcedor da Anapolina.
A proposta apresentada por Lisieux visa instituir o Dia do Torcedor da Associação Atlética Anapolina, a ser comemorado no dia 1º de janeiro, que é o dia em que o clube comemora o seu aniversário de fundação.
Festival em Nova Veneza é considerado patrimônio cultural
A proposta é que a data conste no calendário oficial de eventos do Município. E, certamente, será um dia de festa dedicada àqueles que são, na verdade, o motivo maior da existência de um time de futebol.
Na justificativa do projeto, o autor, inclusive, menciona o apelido de Xata. Segundo ele, desde a época do amadorismo, quando o time enfrentava adversários que eram teoricamente mais fracos e era derrotado, enquanto que em jogos considerados difíceis, o time saia de campo com a vitória, se reabilitando perante os torcedores.
Já em relação ao termo Rubra, a explicação fica por conta das cores predominantes no uniforme, o vermelho e o branco, que foi uma homenagem ao primeiro time de futebol de Anápolis, o Bahia Futebol Clube, que utilizava as mesmas cores.
O projeto tramita nas comissões técnicas do Legislativo Municipal. Se seguir à frente, deve passar por duas votações em plenário e, se aprovado, vai à sanção ou veto do prefeito Roberto Naves.