Software livre I
Em parceria com o Serviço Nacional de Processamento de Dados (Serpro) e a Força Aérea Brasileira, a Prefeitura de Anápolis promoveu na última quarta-feira, 3, palestra sobre a implantação de software livre em órgãos públicos. O evento contou com a presença do prefeito Antônio Gomide, da coordenadora de Relações Institucionais da Serpro, Ana Maria Amorim (esposa do ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim), do comandante da Base Aérea de Anápolis (BAAN), Coronel Alcides Teixeira Barbacovi, e do Major José Bernardo Neto, do Centro de Computação da Aeronáutica de Brasília.
Durante entrevista coletiva, a embaixatriz Ana Amorim também destacou a importância da implantação do software livre e as ações da Serpro nesse sentido. Ao final, aproveitou para elogiar a cidade. “Estive aqui há 30 anos. A cidade é outra. Cresceu e está sendo bem cuidada”.
Software livre II
A palestra faz parte da I Semana Digiarte e Software Livre, uma realização do Pontão de Cultura Tenda Jovem da Diretoria de Cultura de Anápolis, que ocorre até sexta-feira, 5. Durante a programação do o evento foi inaugurado Telecentro Digitodos, com computadores doados pelo Serviço Nacional de Processamento de Dados (Serpro). Dezenas de pessoas interessadas em realizar as oficinas de Inclusão Digital e Arte se inscreveram para o evento nas dependências do Ponto de Cultura- Tenda Jovem.
Segundo o diretor de Cultura, Augusto César, mesmo acreditando que a semana seria um sucesso de público, a procura pelas oficinas superou as expectativas dos organizadores do evento. “Este é apenas o início de um processo de inclusão digital que queremos que seja amplo. Após esta semana, sentaremos e discutiremos a continuidade do evento para os próximos anos”, garantiu.
Lei Goyazes abre inscrições
A Agência Goiana de Cultura (Agepel) está inscrevendo novos projetos para a obtenção dos benefícios da Lei Estadual de Incentivo à Cultura – Lei Goyazes. Para isso, está com novos procedimentos e formulários. Os formulários e as novas instruções estão no link: Lei Goyazes, onde o interessado poderá obter informações gerais sobre como inscrever seus projetos culturais e artísticos. Maiores esclarecimentos podem ser conseguidos na Gerência do Programa Goyazes – Palácio Pedro Ludovico Teixeira – 1º andar – Ala Oeste – Setor Sul. Fones: (62) 3201-5140
Projeto Qualifica Goiás
Qualificação em Recursos Humanos, Equipamentos e Serviços Turísticos
Turismo gera renda, abre as portas do mercado de trabalho e transforma as cidades que tem verdadeira vocação para receber os visitantes das mais diferentes regiões do país e do mundo. Visando a profissionalização das pessoas que atuam na cadeia produtiva do turismo, a Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo) criou o programa Qualifica Goiás, que irá oferecer cursos de formação.
Juntamente com o Ministério do Turismo, Sebrae, Senac, Fundação Pró-Cerrado e os Municípios Turísticos, a Goiás Turismo vai realizar 137 cursos, em 54 cidades, incluindo Anápolis. Ao todo, a estimativa é de que o Qualifica Goiás vai beneficiar 4.040 pessoas que se interessam no trabalho como turismo. As inscrições vão até o próximo dia 26 e podem ser feitas, na Diretoria Municipal de Turismo, localizada no Centro Administrativo.