Dizer a verdade com amor nem sempre é fácil, mas pode ser extremamente útil e nos livrar de grandes problemas. Os que se intitulam “super sinceros” muitas vezes ferem e são feridos por não praticar este hábito. Compartilho um texto cujo autor me é desconhecido, mas que pode trazer grandes benefícios se colocado em prática. Usando de sabedoria em todos os relacionamentos seremos poupados de grandes constrangimentos e dissabores. Que Deus nos ajude a buscar nEle esta sabedoria!
Certa vez, um sultão sonhou que havia perdido todos os dentes. Ele acordou assustado e mandou chamar um sábio para que interpretasse o sonho.
“Que desgraça senhor!” Exclamou o sábio. Cada dente caído representa a perda de um parente de vossa majestade!
“Mas que insolente!” – gritou o sultão. “Como se atreve dizer tal coisa?”
Chamou os guardas e mandou que lhe dessem cem chicotadas.
Mandou chamar outro sábio para interpretar o mesmo sonho.
O outro sábio chegou e disse: “Senhor, uma grande felicidade vos está reservada! O sonho do Senhor indica que ireis viver mais que todos os vossos parentes!”.
A fisionomia do sultão se iluminou e ele mandou dar cem moedas de ouro ao sábio.
Quando este saía do palácio, um cortesão perguntou ao sábio: “Como é possível? A interpretação que você fez foi a mesma do seu colega! Se ele viverá mais tempo que seus parentes, indica que estes irão morrer, como na previsão anterior! No entanto, o primeiro sábio levou chicotadas, e você, moedas de ouro!”
Respondeu, então, o sábio: “Lembre-se sempre, amigo, tudo depende da maneira de dizer as coisas”.
Existem inúmeras maneiras de se dizer a mesma coisa e encontrar a melhor forma de fazê-lo é um desafio diário. A palavra, depois de pronunciada, já produziu seu efeito e não pode mais ser substituída. Ela pode gerar alegria ou dor, moedas de ouro ou chicotadas, calma ou agitação, alívio ou angústia.
A arte de falar com amor não é simples, nem corriqueira, mas pode ser o diferencial entre uma pessoa benquista e outra que gere repulsa. Seja o que tiver que dizer, faça-o como gostaria que alguém fizesse com você. Colocar-se no lugar do outro é a melhor maneira de tomar a decisão mais acertada.
Que nossos dias sejam abençoados! Que aprendamos a pronunciar palavras que elevam, que tocam o coração, que transformam e que possibilitam uma convivência melhor nas famílias, nos grupos de amigos, nas igrejas e nas equipes de trabalho!