“Um marco histórico para o Parlamento estadual”. Essa é a definição dada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), Lissauer Vieira, às vésperas do reinício dos trabalhos, referente ao primeiro semestre legislativo de 2022.
O momento, segundo ele, é ainda mais especial, porque a Alego estará retomando as atividades de Lissauer lembra que, entre os grandes diferenciais na estrutura desse novo prédio, que será entregue com o mais alto padrão de qualidade, estão a sustentabilidade e a tecnologia.
“Tudo pensado para otimizar os processos de gestão e segurança da informação, aprimorar o atendimento à população e, ao mesmo tempo, reduzir custos e gerar economia. Investimentos necessários e que trarão excelentes resultados para o Legislativo goiano”,
ressaltou o presidente.
A nova sede da Alego, com a expansão e aprimoramento da tecnologia, terá como um dos seus grandes destaques o fim do uso do papel, tendendo, dessa forma, os princípios do Selo Verde, marca já registrada da Casa, e reforçando também o compromisso sustentável.
A galeria, local onde os cidadãos podem acompanhar in loco os trabalhos legislativos, foi instalada no piso superior do novo plenário e será reaberta ao público a partir do dia 3 de março (esteve fechada na sede antiga durante a pandemia).
O cerimonial da Casa informa que quem quiser assistir a sessão poderá se dirigir ao local. A capacidade da nova galeria é de 200 pessoas.
De acordo com o regulamento, no dia 3 de março, o Plenário se reunirá, de forma híbrida, a partir das 15 horas.
Neste mesmo dia há uma expectativa interna de que a sessão ocorra no formato presencial. “Acredito que nessa sessão todos os deputados vão para conhecer o plenário, conhecer os gabinetes. Nesse dia, o presidente vai submeter à votação dos deputados a decisão sobre o formato das próximas sessões”, explica o assessor adjunto à Presidência, Rubens Sardinha.
Sessão ordinária
A sessão será a primeira reunião deliberativa do quarto período da 19ª Legislatura e, na prática, abrirá os trabalhos legislativos de 2022.
Regimentalmente, a abertura se dá no dia 15 de fevereiro, mas nesse ano, o calendário de retomada das sessões foi alterado em virtude do atraso na entrega da obra da nova sede por parte da empresa responsável, a construtora JL.
A sessão do dia 3 obedecerá os ritos das sessões ordinárias, com a leitura de um trecho bíblico, leitura da ata da sessão anterior, apresentação de matérias, Pequeno Expediente e Grande Expediente, além da Ordem do Dia.
Nova sede
O Palácio Maguito Vilela tem área total construída de 44.528,71 metros quadrados. Além do plenário, com capacidade de receber até 200 pessoas, a estrutura possui também uma sala dedicada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento, dois miniplenários, um auditório com capacidade para 600 pessoas, 11 salas de comissões temáticas, cinco salas de reuniões, além de 44 gabinetes para os deputados, seis gabinetes dedicados à Mesa Diretora, mais Escola do Legislativo, restaurante-escola, lanchonetes, área de atendimento de saúde, departamentos administrativos e presidência.
Outro diferencial da nova Casa é a disponibilidade de estacionamento. Uma das principais reclamações dos visitantes, em relação ao prédio anterior — Palácio Alfredo Nasser, na Alameda dos Buritis, Setor Oeste — era quanto à falta de vagas, principalmente para as comitivas do interior do estado, uma questão que será solucionada pelas mais de mil vagas de estacionamentos oferecidas no Palácio Maguito Vilela.
A sessão será transmitida ao vivo pela TV Alego (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), pelo YouTube, e pelo site oficial (https://portal.al.go.leg.br).