VERSÃO FLIP
terça-feira, 6 de outubro, 2026
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
terça-feira, 6 de outubro, 2026
Contexto

Câmara Municipal fecha 2025 com aumento de produtividade em relação a 2024

de Claudius Brito
12 de dezembro de 2025
em Legislativo
Reading Time: 4 mins read
0 0
A A
0
Câmara Municipal de Anápolis- Plenário- Divulgação

Câmara Municipal de Anápolis- Plenário- Divulgação

A Câmara Municipal encerrou o calendário de sessões ordinárias na última quarta-feira (10/12). A vereadora Andreia Rezende (Avante), primeira mulher a presidir o Legislativo anapolino, fez um balanço do trabalho realizado pelos 23 vereadores pela Mesa Diretora, nos aspectos político e administrativo.

Complementando esse balanço, o CONTEXTO levantou também a produtividade dos vereadores neste primeiro ano da atual legislatura, comparando ao ano passado e anos anteriores.

Nesse ano de 2025, a produtividade dos vereadores bateu a de 2024 em 12,19%. Foram 4.932 proposituras apresentadas contra 4.396 no ano passado.

O levantamento considera todas as proposituras que foram protocoladas no sistema de processo legislativo, incluindo matérias do Executivo- projetos e vetos.

A pesquisa, vale ressaltar, traz apenas a posição numérica. Ou seja, não quer dizer que todas as proposituras foram aprovadas, nem que todos os projetos foram convertidos em leis, tendo em vista que muitas dessas proposituras foram rejeitadas, outras retiradas, outras vetadas e muitas ainda aguardam a fila de votação.

Mas de qualquer forma, é um raio-x que dá uma ideia da produtividade da Casa de Leis. O avanço da produtividade desse ano se dá, sobretudo, pelo aumento de Projetos de Leis Ordinárias (PLOs) e de Indicações, com quantitativos bem maiores do que os do ano passado.

Neste ano, foram protocolados 322 PLOs, contra 98 em 2024. Indicações foram 764 esse ano, contra 426 no ano passado. Também houve aumento significativo de Moções: 151 em 2025 e 91 em 2024.

O quadro muda em relação aos Requerimentos. Esse ano foram 3.593. Já em 2024, o número foi maior, de 3.662. O número de Vetos, em 2024, também foi maior que o de 2025: 16 contra apenas 1. Esse dado mostra que a caneta do prefeito Márcio Corrêa está bem favorável aos vereadores.

Empates

Em 2025 e 2024, foram iguais os números de Projetos de Emenda à Lei Orgânica, 1 para cada ano; e de Projetos de Decreto Legislativo, com 67 para cada ano.

Quase empate na comparação do número de Projetos de Lei Complementares (PLCs), com 25 em 2025 e 26 em 2024. Projetos de Resolução (PRs) somaram 8 esse ano e 7 no ano passado. Processos de Contas tiveram dois encaminhamentos ano passado e nenhum nesse ano. Em 2024 e 2025, o sistema não computou nenhum registro de Mensagens.

Balanço

Durante pronunciamento no plenário da Câmara Municipal, a Andreia Rezende fez um apanhado sobre os desafios e as conquistas e entregas ao longo de 2025.

Segundo ela, foi um ano intenso de “desafios e transformações”. Entre os desafios, a presidente citou as dificuldades financeiras enfrentadas tanto pelo Legislativo como o Executivo.

Por outro lado, assinalou que a Câmara Municipal, através da atuação dos 23 vereadores, “demonstrou força, respeito e protagonismo”.

“Mesmo com as divergências naturais, todos atuamos buscando o bem da população”, frisou.

Andreia Rezende citou várias ações desenvolvidas pela casa e pelos vereadores, como os mutirões de emprego, saúde e ações na área social, assim como os atendimentos no âmbito da Procuradoria da Mulher e o avanço para instituição de protocolos para atendimento às pessoas em situação de rua e violência contra a mulher.

Além disso, ressaltou as articulações com as concessionárias de serviços públicos para solucionar demandas da população nas áreas de saneamento e energia elétrica, neste último caso, também, com relação à questão de fios soltos em postes.

Andreia Rezende também afirmou que a Câmara apoiou e teve apoio do prefeito Márcio Corrêa e a sua gestão, em diversas ações que beneficiam o município e os cidadãos.

Além das articulações com outros agentes políticos na busca de recurso para enfrentamento de problemas e atendimento de demandas da cidade.

Por fim, a presidente também agradeceu o empenho dos servidores do Legislativo, com o suporte dado ao trabalho da Mesa Diretora e dos vereadores. “Com união avançaremos muito mais”, disse Andreia Rezende, ao fechar o seu balanço.

Leia também: TJGO empossa os desembargadores Edna Maria Ramos da Hora e Augusto Ventura

Rótulos: capa

Mais Artigos

Em retorno, Câmara Municipal tem homenagem a Amilton Filho e “ressaca” eleitoral

de Claudius Brito
5 de outubro de 2026
0

A Câmara Municipal de Anápolis retomou na manhã desta segunda-feira (5), o calendário de sessões ordinárias. Os trabalhos foram conduzidos...

Projeto prevê autorização para visitação assistida de animais de estimação a pacientes

de Claudius Brito
29 de setembro de 2026
0

Foi protocolado na Câmara Municipal de Anápolis, um Projeto de Lei Ordinária (PLO nº 194/2026), dispondo sobre a autorização e...

Vai começar o embate:  Congresso projeto que torna crime a exploração de bets no país

de Claudius Brito
29 de setembro de 2026
0

O Congresso Nacional recebeu o projeto de lei do Executivo que tipifica crimes relacionados às loterias de apostas de quota...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas do momento

  • Do grito à estratégia, a metamorfose de Gustavo Gayer

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Anápolis perde uma cadeira na Alego, mas tem recordista. Veja os 41 eleitos

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Aliados de Corrêa garantem vaga na Câmara Federal. Rubens Otoni conquista 7º mandato

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • “Misto de dor e alegria”, diz Carol do Amiltinho. Gomide reelege e Otoni crava 7º mandato

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • A ética da máfia – Por Samuel Vieira

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui

Carregando comentários...