Você sabia que uma pessoa com deficiência visual, monocolar ou com baixa visão pode andar de bicicleta?
Neste domingo, 27/8, às 9 horas, no parque da Vila Jaiara (concentração na arena esportiva), acontecerá a segunda edição do “Inclua na Bike”, projeto pioneiro na cidade de Anápolis, que chegou através da jornalista Rebeca Romero em parceria com o projeto “Na Bike com DV” de Goiânia, também designada pela sigla NBDV.
Em sua segunda edição, o evento acontece em meio à celebração dos 75 anos da Vila Jaiara, o que promete dar um ar ainda mais especial, para um dia especial.
A jornalista conta que conheceu o projeto NBDV em 2019 e desde então apoia e divulga as ações com o intuito de apresentar aos anapolinos uma nova modalidade de esporte, interação familiar e entretenimento para as famílias com pessoas com Deficiência visual e que ainda não conheciam o projeto.
Em 2019, Rebeca Romero ganhou o prêmio “Renovar o Brasil” em São Paulo, representando todo o Centro Oeste com o projeto de uma corrida de rua para pessoas com deficiência.
“Diversas pessoas em Anápolis sentem falta de atividades de entretenimento, esporte e lazer, agora, imaginem só as famílias e pessoas com deficiência”. É necessário maior mobilidade para os cidadãos e acessibilidade para todos.
Então, chegou o tão sonhado momento de trazer novamente essa ideia para Anápolis e proporcionar aos DVs da cidade maior qualidade de vida. O projeto já aconteceu no Kartódromo de Anápolis no ano passado, o evento foi um sucesso de público com a presença de mais de 70 DVs, inclusive com um micro-ônibus vindo de Bela Vista de Goiás, e agora terá sua segunda edição no parque da Vila Jaiara contando com outras cidades circunvizinhas.
Capital
Na capital, Goiânia, acontece desde novembro de 2016, sempre no 3° domingo de cada mês, com a presidência de Emerson Martins e coordenação de patrimônio e eventos Wilismar Souza e Luiza Inês que também estarão presentes no domingo com sua equipe dando todo o suporte para este evento.
“O objetivo é proporcionar às pessoas com baixa visão, monoculares e deficientes visuais oportunidade de ampliar o contato com famílias que vivem na mesma situação, também apresentar acessibilidade, inovação, inclusão e criatividade para essa comunidade” disse Rebeca Romero.
O evento contará com o apoio de diversos grupos ciclísticos e ciclistas voluntários de Goiânia, Anápolis e região que acreditam na inclusão social através do esporte e das amizades.
Bicicletas adaptadas
As bicicletas são adaptadas e chamadas TANDEM e a fábrica Anapolina STS Bike, que exporta para grande parte do Brasil e mundo. Nas bicicletas, o condutor descreve o caminho para o deficiente visual, que pedala no banco traseiro, recebendo a projeção do ambiente pelo seu guia.
O percurso será em volta do parque, pois é um ambiente acolhedor, plano e com excelente infraestrutura. A ideia é fazer com que os DVS da cidade aprendam a andar de bicicleta e de forma interativa conheçam condutores que possivelmente serão duplas nos próximos eventos, proporcionando aos demais encontros um percurso dentro da cidade.
