Mudar. Esse verbo traz em si uma gama de possibilidades. Podemos mudar de casa, de cidade, de opinião, de vida… Essa última opção gera em algumas pessoas uma certa resistência. Uma verdadeira mudança de princípios, de hábitos, de atitudes é possível? Posso afirmar, com a convicção de quem trabalha há mais de 30 anos com a recuperação de homens de rua, que sim: a transformação do ser humano é uma possibilidade real!
Em mais de três décadas de ministério, já ouvi histórias terríveis e que comprovam que um indivíduo é capaz de fazer coisas que, como diz o ditado, “até Deus duvida”, mas a atividade que ocupa meus dias também me mostrou que transformações extraordinárias acontecem. Para tanto, basta que as pessoas recebam apoio, atenção e, claro, abram seus corações a Deus e estejam dispostas a alterar suas histórias futuras.
Anapolina é classificada em concurso sobre empoderamento feminino
O programa de recuperação da Missão Vida dura sete meses. Nesse período, os homens recebem tratamento médico, participam de reuniões em grupos duas vezes por dia, desenvolvem terapias ocupacionais em áreas distintas como lavoura, cuidado com animais, artesanato, marcenaria, construção civil, serviços gerais de manutenção, etc. Além disso, praticam esportes nos momentos de lazer; recebem quatro refeições diárias (café da manhã, almoço, lanche e jantar); são aconselhados individualmente por pastores, obreiros e missionários; participam de retiros, reuniões e programações especiais.
Após três meses e meio como internos, aqueles que possuem famílias, e essas os aceitam, podem receber visitas nos finais de semana. Caso tenham perdido contato, a equipe da Missão Vida, dentro das possibilidades, tenta reencontrar os familiares e restabelecer gradativamente o relacionamento. A internação é totalmente gratuita, voluntária e a permanência depende do desejo do ex-mendigo de concluir o programa de recuperação.
É maravilhoso ver, em meio a todo esse processo, que aqueles que se deixam tratar por Deus tornam-se pessoas mais maleáveis, amáveis e, não raras vezes, amorosas.
É muito provável que boa parte dessas mesmas pessoas tenha ouvido de seus pais, esposas, filhos e amigos que não tinham mais jeito e estavam definitivamente perdidas. No entanto, para Deus não existe caso perdido! Para o Senhor, tudo é possível sempre!