Aqui e acolá, surgem nomes ou especulações em torno de pré-candidaturas de Anápolis. Fato é que as definições vão se desenhando no período que antecede as convenções partidárias.
Recesso parlamentar

Neste mês de junho, a Câmara de Vereadores de Anápolis entra em recesso de meio de ano. É o que está previsto no artigo 38 da Lei Orgânica do Município, a LOMA. O calendário pode ir até 30 de junho, para realização das sessões ordinárias.
Diferente do que acontece no recesso de final do ano, quando o encerramento das sessões ordinárias deve ocorrer até o dia 15, portanto, devendo ocorrer apenas seis sessões.
E, vale lembrar, para entrar em recesso de meio de ano, os vereadores devem aprovar a Lei de Diretrizes Orçamentárias, a LDO.
E, no fim do ano, o recesso está atrelado à aprovação da Lei Orçamentária Anual, a LOMA. Portanto, antes de saírem para o recesso, vereadores e vereadoras devem fazer os “deveres de casa”.
Nomes no front

Ao menos três nomes de Anápolis estão sendo colocados para o cenário das eleições majoritárias de Goiás. O vice-prefeito Valter Vosgrau, que agora é do PSDB, pode ser vice em eventual chapa liderada pelo tucano Marconi Perillo.
A primeira-dama Carla Lima Corrêa (foto), já teve seu nome cogitado para estar na chapa do pré-candidato ao Senado pelo PL, Gustavo Gayer, como suplente e, agora, o nome dela também aparece como alternativa para disputar o cargo, já que são duas vagas.
O vereador Professor Marcos (PT) teve seu nome também colocado como pré-candidato. Ele afirma que está à disposição para atuar, onde for escalado, para ajudar no projeto de reeleição de Lula.
Já o professor da UEG, Marcelo Moreira, do PSOL, colocou seu nome como pré-candidato para disputa do Senado.
IA X Eleições

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Nunes Marques, reuniu-se em Brasília com os presidentes dos tribunais regionais para apresentar medidas para proteger o processo eleitoral do país, no pleito desse ano, sobretudo, em relação à possibilidade de uso abusivo da Inteligência Artificial (IA).
Uma das orientações é a criação, num prazo de 30 dias, de unidades de segurança da informação. São Paulo e Goiás servirão de modelo institucional para a implantação.
Além disso, o TSE vai criar uma comissão permanente com foco exclusivo para a questão do uso da IA no âmbito da Justiça Eleitoral.
A comissão, segundo anunciou Nunes Marques, deverá elaborar um catálogo nacional de soluções e supervisionar parcerias com universidades especializadas em perícias de ilícitos digitais.
Mesários

Em ano de eleição, essas perguntas se tornam recorrentes: – Quam pode ser mesário? – Quais os benefícios de ser mesário? Segundo o TSE, poder ser mesários eleitoras e eleitores maiores de 18 anos, em situação regular com a Justiça Eleitoral.
Além de prestar um serviço à democracia e ao país, os mesários podem ter os dias trabalhados nas eleições contados como horas complementares em cursos universitários.
Contudo, é necessário consultar o TRE do estado para ver se o benefício se aplica. Em caso de empate em concurso público, mesários podem ter vantagem para o desempate (se isso estiver previsto no edital do certame).
No dia da eleição, os mesários recebem auxílio-alimentação no valor de R$ 65,00 por turno trabalhado. E, por fim, todos têm garantido o direito a dois dias de folga a cada dia trabalhado e quando concluir o treinamento, sem perder o salário.
Importante: as folgas devem ser negociadas com a empresa, o órgão ou a instituição em que a mesária ou o mesário trabalhava na época da eleição.

– Muita água ainda vai rolar por debaixo da ponte, até a chegada do período das convenções partidárias, que vai de 20 de julho a 5 de agosto. A partir daí, as peças estarão colocadas no xadrez político de 2026.
– No retorno ao batente, vereadores devem apresentar suas propostas para as emendas impositivas na LDO. O valor previsto que cada parlamentar pode destinar gira em torno de R$ 410 mil.
– Em ano de eleições presidenciais, quando o país deveria estar debatendo seus rumos futuros, a discussão do dia é sobre quanto tempo durou encontro do pré-candidato do PL, Flávio Bolsonaro, com o presidente norte-americano Donald Trump. Sem contar os memes da foto oficial, com Lula (IA), aparecendo no fundo da janela da Casa Branca querendo espiar.
Leia também: Márcio Corrêa analisa pedir revisão do contrato da Saneago com Anápolis
