Última pesquisa Serpes/O Popular realizada projetou os cenários das disputas eleitorais deste ano. Em Goiás, Bolsonaro (PL) lidera o pleito para a presidência, enquanto Ronaldo Caiado (União) e Marconi Perillo (PSDB) angariam mais intenções de voto para, respectivamente, governador e senador pelo Estado.
Para o principal cargo do pleito, o candidato Jair Bolsonaro (PL) lidera a disputa no estado, com 42,1%, contra 37,3% de Lula (PT). Na sequência, Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT) aparecem praticamente empatados com, respectivamente, 5,1% e 4,7%. Todos os demais pontuaram menos de 1% na pesquisa.
Já para governador, Ronaldo Caiado (UB) aparece em grande vantagem com 53,9% das intenções de voto no primeiro turno da eleição para o Governo de Goiás, seguido por Gustavo Mendanha (Patriota), com 19,2%. Major Vitor Hugo (PL), 4,7%; Wolmir Amado (PT), 2,2%; e Cíntia Dias (PSOL), 1,4%; foram os outros que pontuaram acima de 1%.
A suspensão liminar pelo STF da lei que instituiu o piso salarial da enfermagem
A vaga única no Senado está sendo liderada pelo ex-governador Marconi Perillo (PSDB). No levantamento estimado, o tucano aparece com 24,6% das intenções de voto. Em segundo lugar, está o deputado federal Delegado Waldir (União Brasil), com 18,5%. Na sequência, aparecem o ex-senador Wilder Morais (PL), o deputado federal João Campos (Republicanos) e a ex-deputada estadual Denise Carvalho (PCdoB), com 6,1%, 5,7% e 4,2%, respectivamente.
Completam a lista Alexandre Baldy (Progressistas), com 3,4%, Vilmar Rocha (PSD), com 3%, Leonardo Rizzo (Novo), com 1%, e Manu Jacob (PSOL), com 0,5%. Votos nulos são 10,4%, enquanto indecisos chegam a 22,6%.
Rejeição
A pesquisa também mostra que, na comparação com o levantamento anterior, Marconi diminuiu sua rejeição. O índice era de 23,7% e, agora, está em 19%.
O Serpes ouviu 801 eleitores entre os dias 4 e 6 de setembro. A margem de erro é de 3,5%, e a pesquisa tem nível de confiança de 95%. O protocolo de registro no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) é GO-06481/2022.