Anúncio foi feito pelo prefeito Roberto Naves, durante entrevista coletiva no aniversário de primeiro ano de funcionamento do Hospital Alfredo Abrahão
A rede municipal de saúde em Anápolis deve receber investimentos importantes a partir do ano que vem, conforme anúncio feito pelo prefeito Roberto Naves na solenidade que marcou a passagem do primeiro ano de funcionamento do Hospital Municipal Alfredo Abrahão, na última quarta-feira,09.
Na coletiva de imprensa, Roberto Naves informou que a equipe técnica da Prefeitura já iniciou os projetos para a implantação de novas unidades, entre elas, citou a implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na região Norte da cidade.
Conforme adiantou o prefeito, em relação à UPA Norte, a intenção é que essa unidade seja implantada em área próxima da Unidade de Saúde do Parque Iracema.
Além disso, o chefe do Executivo informou que a equipe técnica trabalha nos projetos de dois novos hospitais: o Hospital da Mulher e o Hospital do Idoso.
Segundo Roberto Naves, o projeto do Hospital da Mulher visa melhorar e amplificar o trabalho hoje desenvolvido pelo Cais Mulher.
Já o Hospital do Idoso visa criar uma estrutura que tenha em sua estrutura leitos de longa permanência para os pacientes do seu público-alvo.
Por fim, foi também anunciado no pacote de investimentos da saúde, a implantação do Centro de Internação.
Em relação a esse projeto, Roberto Naves explicou que a unidade será um “braço” de apoio ao Hospital Alfredo Abrahão, permitindo a abertura de leitos para acolher pacientes que passaram por cirurgias eletivas e necessitam de internação pós-cirúrgica de curta permanência.
Dessa forma, com a ampliação dos leitos, o Hospital Alfredo Abrahão ganhará condição de maior resolutividade, com o aumento da capacidade de realização das cirurgias eletivas.
Roberto Naves disse, na coletiva à imprensa, que a expectativa é iniciar a partir do ano que os processos licitatórios para os projetos. Assim, ainda em 2023, após a contratação das empresas, as obras poderão ser iniciadas.
O prefeito assinalou que Anápolis avançou muito na área de saúde, com vários projetos que ganharam projeção nacional, como o Zap da Saúde e as unidades de saúde com horário estendido.
O Zap da Saúde, lembrou Roberto Naves, figurou no plano de governo que o presidente Jair Bolsonaro e, então candidato à reeleição, apresentou durante a campanha. Esse mesmo projeto será levado a uma agenda que o prefeito terá na Espanha, a partir da próxima semana.
Além disso, Roberto Naves citou, durante a comemoração do Hospital Alfredo Abrahão, outras iniciativas de Anápolis que foram projetadas nacionalmente, entre elas a UPA de Perfil Pediátrica.
Ainda, avaliou de forma positiva a gestão de unidade da rede por meio de Organizações Sociais, modelo que na avaliação do prefeito, tem produzido efeitos positivos, inclusive, para os profissionais que atuam da saúde municipal.
“Temos que melhorar? Temos!”, enfatizou Roberto Naves, acrescentando: “Nós temos hoje uma saúde que é muito melhor que a que pegamos quando assumimos [a Prefeitura] e, certamente, uma saúde que está cada vez mais próxima daquela que queremos para a população de Anápolis e dos municípios pactuados”.