Incertezas sobre a captura de Lázaro Barbosa, 32 anos, tomaram conta das redes sociais na noite desta quarta-feira, 16/6. As inúmeras fake news, que repercutiram pelo Brasil todo, atrapalharam, inclusive, o trabalho dos agentes que estavam no local de plantão.
“Não é hora de sensacionalismo. Vamos ter seriedade. Situações como essa atrapalham a operação e geram um grande transtorno a esses policiais que estão colocando a vida em risco”, salientou o Comando de Operações de Divisas (COD) em publicação nas redes sociais.
Confirmações
O que se sabe, até o momento, é que por volta das 20h de ontem (16) o criminoso teria invadido uma outra fazenda, localizada a 8km de Edilândia. Na ocasião, Lázaro aproveitou que o local estava vazio para se alimentar e, até mesmo, trocar as roupas. O proprietário só comunicou a polícia sobre o acontecido na manhã desta quinta-feira, 17/6, quando retornou. No entanto, não havia mais nenhum sinal do foragido.
“Ele entrou lá para fazer comida e vimos que também havia pegado algumas roupas. Ainda quebrou a porta, mas não tinha ninguém. Ele furtou o que quis, a casa estava abastecida de comida. Dá a entender que ele estava muito tranquilo. Agora, está cheio de polícia. Helicóptero pousando lá em casa”, afirmou uma das vítimas, que preferiu não se identificar.
Ao Portal CONTEXTO, o sub-comandante geral da Polícia Militar, Coronel André Henrique, confirmou que a notícia sobre a troca de tiros com Lázaro, na quarta-feira, 16/6, não procede.
Cronologia
– Quarta-feira (9) – A onda de crimes tem início quando o suspeito invade uma casa em Ceilândia. Lá, ele teria matado o empresário Cláudio Vidal, 48; dois filhos dele, Gustavo Marques, 21; e Carlos Eduardo Vidal, 15; e sequestrado a mãe deles, Cleonice Marques, 43.
– Sexta-feira (11) – Polícia Militar do DF inicia buscas pelo suspeito e de tarde encontra o corpo de Cleonice Marques. O cadáver estava próximo de um córrego na região de Sol Nascente (DF). Mulher estava nua, de bruços e apresentava cortes na região das nádegas.
– Sábado (12) – Três pessoas são baleadas em uma casa na zona rural de Cocalzinho de Goiás. Suspeito teria forçado vítimas a fazer comida para ele enquanto as obrigava a fazer consumo de drogas. No local, Lázaro supostamente rouba duas armas de fogo e munições. Feridos estão hospitalizados, dois deles em estado grave.
– Domingo (13) – Uma chácara é invadida em Cocalzinho de Goiás. Proprietário encontra o imóvel revirado e dá falta do carro, um Corsa vermelho. Já durante à noite, o veículo é abandonado na BR-070, após avistar bloqueio policial próximo à cidade de Edilândia. Lázaro foge à pé, supostamente para região de mata.
— Segunda (14) – Lázaro pede comida em uma chácara em Edilândia, mas diante da negativa do caseiro atira com uma pistola contra a propriedade. O caseiro, que também estava armado com uma espingarda, revida, fazendo com que o procurado fuja do local correndo a pé.
—Terça-feira (15) — A moradora de uma fazenda filmou os policiais durante buscas em sua propriedade. Segundo as imagens, Lázaro teria passado por lá durante a fuga. Mais tarde, no mesmo dia, Lázaro sequestrou uma família em outra chácara (foram liberados sem ferimentos) e atirou em dois policiais, que foram atingidos de raspão, eles foram levados para hospitais e estão conscientes.
—Quarta-feira (16) — Criminoso invade uma propriedade durante a noite, mas não é visto ao longo do dia. Não houve feridos.