O programa terá por finalidade arrecadar tampinhas de garrafas pet e promover a doação de cadeiras de rodas a pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social
O projeto de lei, de autoria da deputada Vivian Naves (PP), busca a colaboração da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás para recolher e trocar as tampinhas, convertendo a renda em doações.
A iniciativa, em parceria com instituições filantrópicas, tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência, evitando também o descarte inadequado das tampinhas no meio ambiente.
A logística da campanha, incluindo o recolhimento e o calendário de coleta, será coordenada pelo Poder Legislativo estadual, que disponibilizará coletores recicláveis em seus departamentos e corredores.
Convênios com empresas, organizações não governamentais e instituições financeiras serão estabelecidos para operacionalizar o programa, mediante cadastro.
O projeto enfatiza a importância das tampinhas como recursos valiosos para a reciclagem, podendo ser separadas por cor e transformadas em novos produtos.
A proposta visa engajar o Legislativo estadual na mobilização em prol de uma melhor qualidade de vida para as pessoas com deficiência física.