
Em pouco mais de um mês comemoraremos o Natal e a vinda de um novo ano. Isso só para citar dois dos motivos de festas em um final de ano. Mas, nesse calendário de dezembro e janeiro, muitos são aqueles que, aproveitando os recessos no seu trabalho e nas escolares, pegam nas estradas.
Mesmo que você viaje de avião e depois alugue um veículo, a segurança tem que ser o 1º ponto levado em consideração.
Neste espaço destinado à coluna do Motor&Cia, vamos abordar em duas ou três semanas, temas para tornar suas férias mais tranquilas, quando o assunto para viagem de carro.
Chuvas
Pelo estudo meteorológico, os meses de outubro a meados de fevereiro é o período de maior incidência de chuvas no Brasil. Esse é o período da primavera e do verão, onde, apesar das temperaturas altas, a umidade é maior, o que ocasiona bom número de ocorrências pluviométricas. E, também são os meses, agregados a junho e julho, onde temos o maior número de veículos circulando pela malha viária do país.
Unindo as chuvas com uma malha viária não muito bem conservada, sinalização deficitária e tantos outros fatores, temos uma combinação não muito animada para os índices de acidentes. E aí entra nosso primeiro ponto de atenção. A combinação de estradas mal conservadas por um período de esporádicas, porém, volumétricas.
Cuidados necessários
O que fazer para que tal constatação não se torne o maior problema do nosso tão sonhado descanso? Nos preocupando com itens importantes, tais como: não dirigir após uma noite mal dormida. Entender que bebida e volante são uma combinação que poderá tirar sua vida, de seus queridos e de outros que nada têm a ver com você. Levar diversos materiais soltos no interior do veículo é perigoso. Ultrapassar o limite de peso recomendado para reboque do seu veículo pode causar acidente, etc.
Essas observações são muito divulgadas e ajudam aqueles que pretendem viajar. Mas, temos outros pontos mais específicos e que dizem respeito ao seu veículo, pontos que não devem ser apenas observados nessa época, mas, também, no seu dia-a-dia.
Conferência
Deixaremos algumas perguntas: como está o estado dos limpadores de para-brisas? As palhetas são perfeitas? O reservatório está cheio e com o aditivo correto para limpeza quando acionado? O líquido do radiador está limpo? Ele é o responsável por deixar seu veículo dentro da temperatura ideal. Deu uma olhadinha nas demais mangueiras? E a correia (se seu carro utiliza) Poly V, dentada? O fluido de freio foi trocado? Conferiu as pastilhas, sapatas de freio, lonas?
Querendo ver algum assunto ser tratado em nossa coluna, siga-nos pelas redes sociais e deixe seu comentário.
Redes sociais:
Instagram: @motorecia
TikTok: @mecpodcast
Youtube: Motorecia
Leia também: https://portalcontexto.com/frota-de-anapolis-ja-conta-com-mais-de-2-mil-veiculos-movidos-a-eletricidade/