VERSÃO FLIP
quarta-feira, 4 de novembro, 2026
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
quarta-feira, 4 de novembro, 2026
Contexto

Comissão que analisa denúncia contra vereador carece  de regulamentação

de Claudius Brito
11 de fevereiro de 2022
em CÂMARA MUNICIPAL
Reading Time: 4 mins read
0 0
A A
0
frente da câmara municipal de anápolis

Durante a semana, os vereadores Suender Silva, alvo de denúncias; o corregedor, Domingos Paula e o presidente da Comissão de Ética, trocaram “gentilezas”

Os vereadores Domingos de Paula (PV) e Policial Federal Suender (PSL), voltaram a trocar farpas durante sessões da Câmara Municipal. É mais um capítulo da novela que se arrasta desde o final do ano, quando o segundo foi alvo de uma denúncia que servidores de seu gabinete estariam assinando documentos como se fosse o mesmo.

A referida denúncia foi encaminhada pela Mesa Diretora à Corregedoria, cujo presidente é o vereador do Partido Verde. Ontem, na reabertura dos trabalhos legislativos, o vereador-corregedor entregou à Mesa Diretora o seu parecer, apontando indícios de irregularidades.

O que deverá ser apurado agora, de forma mais ampla, pela Comissão de Ética que foi instituída também no ano passado, no mês de dezembro.

Na sessão desta terça-feira, o vereador Domingos de Paula ocupou a tribuna para discorrer sobre a apresentação do seu parecer e disse que tudo foi feito de forma transparentes, inclusive, com a filmagem de todos os depoimentos que foram colhidos, tanto do vereador Suender quanto dos servidores que foram arrolados.

Polêmica: Vereador propõe isenção de IPTU para presidente de associações de bairros

O vereador Suender desqualificou o parecer do corregedor, dizendo que o mesmo está desconectado com a realidade. Ele atacou Domingos de Paula, que estaria “acusando levianamente” os servidores.

Em resposta, Domingos de Paula afirmou que o colega deveria usar cotonete, “porque não estou acusando ninguém”. “O senhor está perturbado”, completou o parlamentar.

vereadores suender e domingos de paula, lado a lado
Vereadores Suender e Domingos

O vereador Jakson Charles (PSB) também teve um embate com o vereador Suender, porém, num outro debate que estava ocorrendo na Casa, sobre uma questão da área de saúde. O líder do Prefeito disse ao colega que iria lhe “dar uma aula” sobre o assunto em pauta. Na discussão, o vereador Suender chamou o líder de “burro”. O presidente da Mesa Diretora, Leandro Ribeiro (PP) interviu e mandou que o microfone fosse desligado.

A primeira semana de início do ano legislativo, portanto, teve momentos de discussões acaloradas e de muita tensão.

Comissão de Ética

O vereador Jakcon Charles foi escolhido no ano passado para ser o presidente da Comissão de ètica. Ele informa que deverá ser protocolocado um Projeto de Resolução que vai regulamentar o trabalho da comissão.

Só então é que a mesma iniciará os seus trabalhos, seguindo essa regulamentação e também os ritos previstos para o procedimento no Regimento Interno da Casa.

A Comissão de Ética é composta de 10 membros, sendo cinco membros titulares e igual número de suplentes. Todos foram escolhiso por processo de votação interna do Legislativo.

Os vereadores escolhidos para serem titulares da Comissão, foram: Marcos Carvalho (PT); João Feitosa (PP); Jakson Charles (PSB); Andreia Rezende (SD) e Edmilson de Oliveira (PV).

Os vereadores escolhidos como suplentes, foram: Cleide Hilário (Republicanos); Delcimar Fortunato (Avante); Jean Carlos (DEM); Suender da Silva (PSL) e Seliane dos Santos (MDB).

Competência

Ao Conselho compete abrir procedimento que tenham como objeto o descumprimento dos deveres decorrentes do cumprimento do mandato de vereador ou praticar ato que afere a dignidade da investidura no cargo, ou seja, a quebra de decoro parlamentar.

De acordo com o Regimento Interno, sem prejuízo de outras medidas legalmente previstas, constituem penalidades:

  • – Censura;
  • – Impedimento temporário do exercício do mandato, por prazo não excedente a 30 dias;
  • – Perda do mandato.

Consta, ainda, que o vereador acusado de ato que ofenda a sua honorabilidade, poderá requerer ao presidente que mande apurar a veracidade da arguição e, provada a improcedência, “imponha ao Vereador ofensor a penalidade regimental aplicável ao caso”.

Rótulos: Câmara MunicipalComissão de ÉticaDomingos de PaulaPolicial Federal SuenderregulamentaçãoVereador

Mais Artigos

Memorial resgata a história política do Legislativo de Anápolis. Veja imagens do acervo

de Claudius Brito
30 de outubro de 2026
0

Olhar para a história, permite que a gente saiba de onde saímos para o lugar onde estamos. Isso se aplica...

Andreia Rezende volta à Câmara e, emocionada, lembra trajetória de Amiltinho

de Claudius Brito
13 de outubro de 2026
0

Ela perdeu o irmão, o deputado estadual Amilton Filho, também conhecido como Amiltinho, num acidente de carro ocorrido no dia...

Casa de Anapolino de Faria deve se tornar patrimônio do município

de Claudius Brito
6 de outubro de 2026
0

A Câmara Municipal de Anápolis aprovou em primeira votação, na manhã desta terça-feira (6), o Projeto de Lei Ordinária- PLO...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas do momento

  • Imposto do pecado: veja quais produtos podem ficar mais caros em 2027

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Cão e gato podem virar dedução no Imposto de Renda

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • O que você não sabe – Por Samuel Vieira

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Márcio avalia mudanças no trânsito próximo ao Viaduto Nélson Mandela

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • CODEGO anuncia novas indústrias para Anápolis e estuda mudança em sua natureza jurídica

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui

Carregando comentários...