O PRTB, partido ao qual o deputado estadual coronel Adailton se elegeu, não cumpriu cláusula de barreira. Ele migrou para o Solidariedade que se juntou ao PROS. E, na sua avaliação, essa mudança ocorreu dentro da previsão legal.
O deputado estadual coronel Adailton (SD) afirma estar “tranquilo”, em relação à ação movida pelo PRTB que busca a cassação de seu mandato.
Em entrevista ao repórter político Lucivan Machado (Rádio Manchester), a presidente estadual do PRTB, Vanessa Barros Machado informou sobre o ingresso da ação de perda de cargo eletivo em desfavor do parlamentar, que tem sua principal base política em Anápolis.
Segundo ela disse na entrevista, o deputado coronel Adailton e outros dois deputados- Wagner Neto e Júlio Pina- que eram do PRTB deixaram a legenda, que não havia cumprido a chamada cláusula de barreira e se filiaram ao Solidariedade.
Ocorre, segundo ela, que na data da filiação ao SD, no dia 1º de março, o partido ainda estava em situação de não cumprimento, também, da cláusula de barreira. Só posteriormente, no dia 8 de março, ocorreu a fusão do SD ao PROS.
Em razão disso, pontuou a presidente do PRTB, os três deputados incorreriam na infidelidade partidária.
O que não é o caso da Dra. Zeli, que deixou também o PRTB e migrou para o União Brasil, o qual não tem problema relativo à cláusula de barreira.
Em entrevista à Rádio Manchester, o deputado estadual coronel Adailton explicou que na data de filiação, já havia a Súmula do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a fusão SD/PROS com efeito imediato. A publicação ocorreu posteriormente. Mas, conforme frisou, o “efeito imediato” já garantiu a sua eficácia.
O parlamentar disse que a defesa já está sendo preparada e que a ação busca apenas “causar barulho político”.
Ele argumentou que ele e os outros três deputados que deixaram o partido não iriam colocar os mandatos em risco, se não houvesse segurança na migração de legendas.
“Tenho tranquilidade de continuar o trabalho por Goiás e, em especial, por Anápolis”, frisou o deputado coronel Adailton.