A capacidade das mídias sociais de moldar – para o bem ou para o mal -, rapidamente a reputação de uma empresa é inegável. Os empregados compartilham constantemente suas experiências, sejam elas positivas ou negativas, e isso ocorre de maneira pública e instantânea, por vezes, sem imaginar o alcance e/ou repercussão.
Enquanto um comentário honesto pode ser facilmente ignorado, uma crítica que se torne viral nas redes sociais, pode alterar permanentemente a percepção pública sobre uma companhia.
Leia também: Assistência a gestantes evita transmissão de sífilis em bebês em Goiás
Portanto, é responsabilidade dos empregadores estabelecer diretrizes claras sobre o que pode ser compartilhado online. A comunicação aberta e transparente é vital para evitar consequências negativas que possam prejudicar a reputação da empresa e seu desempenho.
A exposição indevida pode levar a situações em que a justa causa pode e deve ser aplicada. Um exemplo é um colaborador que publica comentários depreciativos sobre a empresa ou colegas de trabalho em suas redes sociais.
Se esses comentários forem considerados ofensivos ou prejudiciais à reputação da empresa e/ou colegas de trabalho, o empregado pode ser demitido por justa causa, caracterizando a falta grave prevista na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Outro exemplo ocorre quando um empregado divulga informações confidenciais da companhia, como segredos comerciais ou dados de clientes, em uma plataforma pública. Essa conduta deve ser vista como violação do dever de sigilo, resultando em demissão por justa causa.
Ademais, o impacto das mídias sociais nas relações de trabalho reflete as mudanças culturais imposta na atualidade. A comunicação profissional está cada vez mais mediada pela tecnologia, o que exige uma abordagem diferente nas interações diárias.
É necessário promover uma comunicação aberta e empática em todos os aspectos da dinâmica de trabalho. Organizações que permitem que os empregados expressem suas opiniões livremente tendem a criar um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.
Se as dificuldades que as mídias sociais impõem não forem abordadas, a reputação do negócio pode e certamente será comprometida.
Por fim, os impactos das mídias sociais nas relações de trabalho refletem mudanças culturais amplas, a maioria ainda, desconhecida.