O Brasil pode ganhar mais um feriado nacional. Isso mesmo! E para ser celebrado anualmente em 2 de julho. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou e está encaminhando ao Congresso Nacional, o projeto de lei para instituir a data.
A proposta é criar no calendário o Dia Nacional da Consolidação da Independência do Brasil.
A assinatura do projeto ocorreu ontem (1º/7), no Palácio do Planalto, onde, junto ao presidente, estavam o ministro da Comunicação, Sidônio Palmeira; o senador Jaques Wagner e o Ministro-Chefe da Casa Civil, Rui Costa. Brasília.
Em um vídeo publicado em suas redes sociais, Lula explicou o motivo da celebração. Segundo ele, todo mundo sabe que a Independência do Brasil ocorreu no dia 7 de Setembro. A Lei Federal nº 662, de 6 de abril de 1949, inclusive, instituiu essa data como feriado nacional.
Porém, de acordo com o presidente, pouca gente sabe que no dia 2 de julho de 1823, ocorreu as expulsão definitiva das tropas portuguesas do Brasil, na Bahia.
Sendo assim, o novo feriado nacional, uma vez aprovado e convertido em lei, fará alusão ao Dia Nacional da Consolidação da Independência do Brasil.
Três feriados
O novo feriado nacional fará com que Anápolis tenha três feriados no mês de julho. O já mencionado que está em vias de ser criado e mais dois municipais: o do dia 26, que celebra a padroeira de Sant`Ana e o de 31 de Julho, que marca a emancipação político-administrativa do município.
Leia também: “Não é uma gripezinha”: autoridades alertam sobre riscos da SRAG em Goiás