Levantamento realizado pelo instituto Real Time Big Data aponta que os dois candidatos têm boa folga nas corridas para Governo e Senado
O candidato ao Governo de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil) e o candidato ao Senado, Marconi Perillo (PSDB) abriram uma ampla margem sobre os seus principais concorrentes na disputa pelo voto dos eleitores goianos. Pelo menos, é o que mostra a pesquisa divulgada nesta quinta-feira, 29, pelo Instituto Real Time Big Data, faltando três dias para o pleito de domingo (2).
Saiba o que é preciso levar para votar no domingo (02)
A pesquisa, repercutida em diversos veículos de comunicação e nas redes sociais, colheu a opinião de mil eleitores nos dias 27 e 28 de setembro. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral, sob o número GO-06595/2022.
A margem de erro, conforme a Real Time Big Data, é de 3 pontos para mais ou para menos.
Conforme os dados divulgados, o governador Ronaldo Caiado tem chances de sacramentar a sua reeleição no primeiro turno, já que conta- de acordo com o levantamento- com 59% dos votos válidos. Segundo lugar na pesquisa, Gustavo Mendanha, do Patriota, tem 22%. Ou seja, uma margem de 37 pontos de diferença.
No levantamento anterior do mesmo instituto, divulgado no dia 15 de setembro, Caiado tinha 58% e Mendanha, 24%.
No levantamento atual, ainda para governador, o candidato Major Vitor, do PL, aparece com 11%, na terceira posição. O petista Wolmir Amado vem na sequência 7%. Conforme divulgado, os demais concorrentes não passam de 1%. 5% dos entrevistados informaram que devem votar em branco ou anular o voto e 5% não sabem ainda em quem vão votar ou não responderam.
Senado
A corrida ao Senado, que este ano está bem disputada em Goiás, também apresenta um cenário favorável ao líder na pesquisa, Marconi Perillo, do PSDB. O tucano aparece, no levantamento, com 30% das intenções de votos.
Seu concorrente mais próximo, ainda de acordo com a pesquisa, é o candidato Delegado Waldir, do União Brasil, com 16%.
Em relação à pesquisa de 15 de setembro, Marconi agregou mais 2% de intenções de votos. Delegado Waldir permaneceu com o mesmo percentual.
Na sequência, a pesquisa ainda aponta: Wilder Morais (PL), com 10%. Alexandre Baldy (Progressistas) e João Campos (Republicanos), têm 7% das intenções de votos. Denise Carvalho (PC do B) aparece com 5% e Vilmar Rocha (PSD), com 4%.
Considerando a margem de erro, Baldy, Campos, Denise e Vilmar estão tecnicamente empatados.
Conforme divulgado, os demais não passaram de 2%. Brancos e nulos somam 9%. Mesmo percentual dos que não sabem ou não responderam.